quarta-feira, 28 de abril de 2010

Preparando-se para entrevistas


Você daria um emprego a você?
Você tem que considerar teu currículo a chave para abrir a porta da empresa. Assim como as chaves, ele não abrirá as portas de todas as empresas, mas de uma delas. Alguns fatores podem fazem a diferença na hora da avaliação do candidato.
            É raro receber uma oferta de emprego logo na primeira entrevista. O mais comum é que o candidato seja submetido a duas ou três entrevistas, com profissionais de diferentes níveis de hierarquia na empresa. até receber a proposta de emprego. Em multinacionais, esse processo pode ser mais longo. Em empresas pequenas, nas quais o poder decisório está nas mãos do patrão, pode ser mais rápido.
Fique atento(a) para alguns detalhes:

Antes

Faça uma pesquisa completa sobre a empresa. Há quanto tempo ela está no mercado, quais os produtos, a reputação entre os concorrentes. Ela é lucrativa? Levante todos os números possíveis — faturamento, lucro, previsão de crescimento. Saiba quais são os valores e a missão da organização. Para isso, não poupe tempo ou recursos. Use todas as fontes de informação disponíveis. A internet é uma boa aliada nessa hora.
A entrevista

Há vários tipos de entrevistas. A mais comum é aquela em que você senta frente a frente com o entrevistador e discute suas competências. Fala sobre os fatos ocorridos em sua carreira para justificar sua capacidade de assumir a nova posição. Nesse caso, há exigências típicas que variam de acordo com o tipo de empresa. Se você estiver pleiteando uma vaga numa empresa do setor financeiro, por exemplo, esteja preparado para fazer cálculos e resolver problemas que envolvem raciocínio. Para empresas de varejo, esteja preparado para falar sobre produtos, estratégia de vendas e importância do consumidor.

Independentemente do setor, há ainda as entrevistas que testam seu grau de estresse. Nesse caso, mais do que ouvir, o recrutador vai testar sua reação diante de situações-limite. Normalmente, ele já começa disparando observações sarcásticas e até agressivas.

1.     Como se comportar na entrevista

1.     Vista-se sempre, impreterivelmente, para as entrevistas com roupa clássica e discreta.


2.     Compareça à entrevista com 15 minutos de antecedência. Não muito antes, para não constranger o interlocutor, nem muito menos em cima da hora ou atrasado. Esses 15 minutos servirão também para você relaxar e se concentrar.


3.     Saia de casa com o sentimento de que está indo a um encontro no qual procurará ajudar a outra pessoa a resolver o problema dela (e, portanto, da empresa). Esqueça-se dos seus problemas.


4.     Apresente-se sorrindo, com um semblante de tranqüilidade. O aperto de mão é muito importante. Nem fraco, nem forte, mas firme e agradável.


5.     Sente-se mantendo sempre as costas retas. Jamais "invada" a área do interlocutor. Isto é, não coloque nada sobre a mesa dele(a) e nem se debruce sobre a sua mesa. E não fume, mesmo que este(a) estiver fumando e lhe oferecer um cigarro.

6.     Mantenha os olhos sempre na direção do(a) entrevistador(a).


7.     Lembre-se sempre de que só uma linguagem é importante na comunicação interpessoal: a linguagem do outro. Isso quer dizer que você deve focar o interlocutor e utilizar a linguagem que ele estiver usando. Seja profissional sempre. Não use gírias nem "palavras difíceis".


8.     Demonstre que você conhece um pouco da empresa. Faça perguntas. Demonstre interesse pela vaga e pela organização.


9.     Jamais, em momento algum, entre em polêmica, mesmo que seja provocado. Evite com elegância qualquer discussão de ordem pessoal ou sobre assuntos delicados. Atenha-se aos aspectos profissionais.


10.  Seja conciso. Não fale demais nem de menos. Responda com objetividade às perguntas. Evite fazer rodeios sobre os assuntos. Demonstre firmeza.


11.  Em momento algum critique quem quer que seja ou fale mal da(s) empresa(s) anterior(es). Ao explicar porque saiu (ou pretende sair) do emprego anterior (ou atual), fale a verdade mas em tom positivo, com otimismo.


12.  Ao responder sobre seu futuro, não tenha medo de demonstrar ambição realista. Diga que quer progredir na carreira naquela empresa, mesmo que seu interlocutor seja seu eventual superior imediato.


13.  Fique à vontade para falar de salários e benefícios, mas deixe claro que suas metas não se fixam apenas no dinheiro, mas principalmente no progresso enquanto profissional.


14.  Quando lhe perguntarem sobre seus pontos fracos, procure falar de aspectos que, no fundo, são positivos.


15.  Coloque sempre ênfase nos seus conhecimentos técnicos, na sua capacidade de gerar resultados e na sua facilidade em liderar colaboradores.


16.  A véspera da entrevista é muito importante. Procure dormir bem, não beba bebidas alcoólicas e alimente-se bem. Você vai estar, no dia seguinte, com uma imagem muito mais favorável.


17.  Importante: Não se esqueça do portfólio com dados de resultados alcançados, fotos de eventos, recortes de jornais e revistas ou qualquer outra comprovação importante de seus êxitos e bons momentos profissionais.


18.  Prepare previamente uma relação com cinco ou seis referências profissionais. De preferência ex-superiores, subordinados e colegas de trabalho. Só mostre, entretanto, se for solicitado.


19.  Ninguém gosta de pessoas negativas. Seja positivo e otimista.


20.  Não feche portas. Se o entrevistador perguntar se você mudaria de cidade, diga que pode pensar a respeito.


21.  Dependendo da oferta, pode valer à pena.


22.  Não fale mal de seus patrões anteriores ou de quem quer que seja.


23.  Responda conhecendo de antemão a filosofia da empresa, para evitar trombadas.


24.  Deixe claro que você procura desafio e envolvimento no trabalho.


25.  Seja sempre objetivo. Quem dá respostas vagas, perde credibilidade.


26.  Evite dar respostas curtas demais, como sim e não. Aproveite para comunicar suas qualidades, de modo sucinto.

Depois da entrevista

Volte para casa e analise a entrevista. Verifique o que funcionou e o que não deu certo e como poderia melhorar na próxima ocasião. Se você não tiver notícia nenhuma após duas semanas, ligue para o recrutador e verifique se ele precisa de mais algum dado sobre você. Sejamos sinceros: nem mesmo toda essa preparação vai acabar de vez com o desconforto que é enfrentar uma entrevista. Afinal, trata-se de um momento em que você está sendo avaliado por um estranho — cada palavra, gesto e movimento pode fazer a diferença. Há o receio de ser mal interpretado, rejeitado e, por fim, de perder uma grande oportunidade. Mas se render ao desespero é a pior saída. Vá em frente. Prepare-se bem. Seja você mesmo — e procure sempre aprender algo quando se deparar com esse tipo de situação.


Não deixe de conferir algumas dicas sobre o que responder na hora da entrevista clicando aqui.

Conheça os Serviços oferecidos por mim no link abaixo:

http://consultorpacheco.webnode.com.br/
Por: Edson Pacheco de Oliveira