Você sabe o que é Empregabilidade?
“É estar em sintonia e sincronizado com as exigências do mercado de trabalho”
É a condição de manter-se empregado.
Remeter à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso: à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes à dinâmica do mercado de trabalho, a partir da adequação às suas respectivas exigências.
Esse neologismo surgido nos anos 90 é um termo que veio substituir o antigo paradigma da "Estabilidade X Fidelidade". Antigamente, o patrão podia garantir estabilidade no emprego, desde que você se mantivesse fiel, quer dizer, não divulgasse seu currículo nem andasse à cata de outras oportunidades.
Agora, a noção de empregabilidade substitui esse antigo pacto. Significa que você dificilmente vai desfrutar de alguma estabilidade a não ser que esteja gerando resultados concretos - e também vai depender de sua empresa conseguir sobreviver e crescer na "selva" da globalização. Em contrapartida, você pode e deve se voltar para o mercado de trabalho, mesmo quando está trabalhando e bem empregado.
Para nos colocarmos no mercado de trabalho é necessário planejar e implantar o nosso marketing pessoal direcionado para o principal objetivo: colocação no mercado de trabalho. Mas para isto temos que ter mais habilidades, saber ouvir, ter obstinação, ser especialista-generalista, estar em aprendizado constante, ter espírito de equipe, ser flexível e etc.
Claro que muitas vezes para obter essas ferramentas é preciso muito sacrifício como: participar de palestras e seminários na parte da noite, estudando aos sábados, muita leitura e até mesmo esquecendo o domingo com a família e amigos. Mas para que tudo isso? Se por mais qualificada que a pessoa seja, ela não encontra a oportunidade de um bom trabalho onde possa pôr em prática tudo que sabe; que lhe assegure a satisfação das necessidades básicas ? Enfim, não são encontrados meios de retornar para si, todo o investimento feito ao longo dos anos de estudo e preparo para enfrentar o mercado que a cada dia se torna mais e mais exigente e competitivo.
Assim como existem vírus mutantes, temos que nos adequar a todo momento, e estar abertos à mudanças do mercado de trabalho. O conforto de um emprego estável, sem dúvida gera segurança; mas, gera também acomodação. É hora de esquecer que um dia já trabalhamos com carteira assinada, tivemos os nossos benefícios, chefes, cartão de ponto e etc...
A realidade é que, temos que aceitar as mudanças que estão aí. Não aceitá-las, faz-nos parecer com o avestruz, que com medo, esconde sua cabeça num buraco. Nos escondermos no nosso mundinho não adianta, achando que, ele sim é o certo. Temos que nos dar oportunidade, fazer o momento, e o principal: aprender a ousar.
Hoje o mercado de trabalho encontra-se retraído pelo momento político-econômico no qual estamos vivendo e mais do que nunca a visão de mercado agora é outra. Precisamos sim: estar prontos para ser gestores do nosso próprio trabalho.
Para isso, acabou o tempo da acomodação. Sua carreira não mais deve ser desenvolvida somente dentro da empresa, mas no mercado como um todo. Estabeleça suas metas e só trabalhe em organizações que estejam cooperando com suas metas. Parece uma ironia isso, diante do fantasma do desemprego, mas a verdade é que você tem que se tornar um talento.Hoje o mercado de trabalho encontra-se retraído pelo momento político-econômico no qual estamos vivendo e mais do que nunca a visão de mercado agora é outra. Precisamos sim: estar prontos para ser gestores do nosso próprio trabalho.
O que as empresas exigem hoje
Auto-motivação
Comunicação
Trabalho em equipe
Cultura
Resistência à pressão e à frustração
Iniciativa
Determinação
Comprometimento Visão estratégica Foco em resultados Gestão de pessoas Flexibilidade Capacidade e planejamento Criatividade Assumir riscos.
A gestão de sua carreira
Sua carreira é o seu negócio...
VOCÊ gerencia...
"Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas"
Como anda sua empregabilidade?
Quais são os seus objetivos profissionais?
Você está preparado para as novas demandas do mercado?
O que você tem feito para manter-se atualizado?
Quais são as suas competências?
Empregabilidade comprometida quando...
Você para de estudar
Para de se atualizar
Perde o interesse por novas oportunidades
Acomoda-se
Fecha-se ao convívio social
Adia projetos importantes
Projeto de carreira: os riscos da falta de um plano de carreira
Escolha de um trabalho que utiliza pouco de seus pontos fortes e muito de seus pontos fracos
Falta de foco: só há preocupação com a carreira quando há algum incômodo. O processo de instalação do incômodo, a percepção e a ação de mudança demora de 2 a 5 anos (período de estagnação).
Alternativas restritas: visão limitada das alternativas de desenvolvimento, tanto na empresa quanto no mercado (período de estagnação).
3 tarefas imprescindíveis
1 – Auto-avaliação: qualidades, interesses, potencial
2 – Estabelecimento de objetivos de carreira baseado na auto-avaliação e na oportunidade oferecida pela empresa
3 – Obtenção de capacitação e acesso às experiências profissionais necessárias para competir pelas oportunidades e atingir metas
Olhe o mercado, perceba suas necessidades, as mudanças que estão em curso... mas para fazer a diferença se olhe...
O que não muda é a essência do ser humano, a busca da felicidade, da realização pessoal e profissional.